Século XII:
A - Catedral de Chartres – (Os 3 vitrais da fachada 1.150 a 1.155)
B - A grande obra-prima seja a mais famosa Notre Dame de La Belle Vesriére, da mesma época e cuja incomparável beleza e colorido nunca foram ultrapassados.
C - Catedrais de Angers, Le mans, Poitiers.
Chartres: É o museu do vitral do século XII, possui 173 janelas, representando mais de 2.000 m2. É um conjunto único no mundo, pela originalidade e riqueza da composição e, também, pela extraordinária beleza do colorido. Obras executadas entre 1.200 e 1.240.
Em Notre Dame, se encontra o conjunto da Sointe Chapelle. Construída por São Luis e consagrada em 1.248.
Mencronomos também os vitrais de Toura, Angus, Coutances, Suxerre, Clermont – Ferrand, Estrasburgo.
Séculos XIV e XV
As igrejas apesar em menor número o vitral continua com grande prestigio e popularidade.
Neste século as cores são com menor intensidade, e a introdução de áreas brancas com uma cor: o amarelo de prata, cuja função era dundir – se com outros tons, reforçando-os tornando-se mais luminosos.
A composição torna-se mais elufonte buscando o redessio e a expressão.
Séculos XV e XVI
A Coelha dos coloridos intensos e brilhantes a hovidade é a suposição de duas ou mais lâminas de cores diferentes, criando as nuanças mais coriadas. Odesenho de imitar a pintura a óleo, conduzinho a artificias com uso de esmaltes ao vidro pelo cozimento ao fogo.
Efeito de perspectiva , personagens e profundidade.
Século XVI Ohos
Escola de beauvais, o maior representante é Engrand Leprince, ou ainda a produção das oficina de Paris, de Chartres, de Tryes, e de Tourf.
A decadência vem nos séculos XVII e XVIII aumenta a produção de vidros brancos.
Os clérigos destroem peças da Idade Média e substituem por vidros brancos, alegando que os vitrais antigos exercem a leitura dos missais.
Integração com a Arquitetura
Séculos XII e XIII, legião semana: Cappenberg, Harburgo, Ratisbona.
Século XIV
Catedral da colônia, na Alemanha e konigs felden na Suiça.
França / Catedrais
Canterbury, York, Lincoln, Exeter, Wells, Oxford.
Da Itália aos Últimos Séculos
Obras:
A Catedral de Orvieto 1.334 DE Giovanni Bonino.
A Igreja de San Zanipolo de Giovanni e Pado.
Catedral de Milão.
A - Catedral de Chartres – (Os 3 vitrais da fachada 1.150 a 1.155)
B - A grande obra-prima seja a mais famosa Notre Dame de La Belle Vesriére, da mesma época e cuja incomparável beleza e colorido nunca foram ultrapassados.
C - Catedrais de Angers, Le mans, Poitiers.
Chartres: É o museu do vitral do século XII, possui 173 janelas, representando mais de 2.000 m2. É um conjunto único no mundo, pela originalidade e riqueza da composição e, também, pela extraordinária beleza do colorido. Obras executadas entre 1.200 e 1.240.
Em Notre Dame, se encontra o conjunto da Sointe Chapelle. Construída por São Luis e consagrada em 1.248.
Mencronomos também os vitrais de Toura, Angus, Coutances, Suxerre, Clermont – Ferrand, Estrasburgo.
Séculos XIV e XV
As igrejas apesar em menor número o vitral continua com grande prestigio e popularidade.
Neste século as cores são com menor intensidade, e a introdução de áreas brancas com uma cor: o amarelo de prata, cuja função era dundir – se com outros tons, reforçando-os tornando-se mais luminosos.
A composição torna-se mais elufonte buscando o redessio e a expressão.
Séculos XV e XVI
A Coelha dos coloridos intensos e brilhantes a hovidade é a suposição de duas ou mais lâminas de cores diferentes, criando as nuanças mais coriadas. Odesenho de imitar a pintura a óleo, conduzinho a artificias com uso de esmaltes ao vidro pelo cozimento ao fogo.
Efeito de perspectiva , personagens e profundidade.
Século XVI Ohos
Escola de beauvais, o maior representante é Engrand Leprince, ou ainda a produção das oficina de Paris, de Chartres, de Tryes, e de Tourf.
A decadência vem nos séculos XVII e XVIII aumenta a produção de vidros brancos.
Os clérigos destroem peças da Idade Média e substituem por vidros brancos, alegando que os vitrais antigos exercem a leitura dos missais.
Integração com a Arquitetura
Séculos XII e XIII, legião semana: Cappenberg, Harburgo, Ratisbona.
Século XIV
Catedral da colônia, na Alemanha e konigs felden na Suiça.
França / Catedrais
Canterbury, York, Lincoln, Exeter, Wells, Oxford.
Da Itália aos Últimos Séculos
Obras:
A Catedral de Orvieto 1.334 DE Giovanni Bonino.
A Igreja de San Zanipolo de Giovanni e Pado.
Catedral de Milão.